Uma falha em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a companhia de segurança cibernética CrowdStrike, acabou afetando serviços no mundo inteiro nesta sexta-feira (19), o sistema de origem Windows apresentou falhas devido a uma atualização de plataforma de software de terceiros. Segundo a Microsoft, o problema já foi solucionado porém ainda pode ocorrer alguns problemas residuais.
O apagão prejudicou diversas atividades de comunicação, voos, laboratórios e de operações financeiras quando ainda era madrugada no Brasil. Diversos aeroportos e companhias aéreas em diferentes partes do mundo suspenderam pousos e decolagens, a Eurowings, subsidiária da Lufthansa para voos na Europa, cancelou todos os voos domésticos e entre Alemanha e Reino Unido até ás 15h do horário local. Já na Espanha, todos os aeroportos chegaram a ser prejudicados.
No Brasil, aeroportos de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Pernambuco operaram normalmente, já o de Goiânia apresentou atrasos nos voos, a companhia área Azul informou que podem haver atrasos pontuais e recomendaram aos clientes chegarem mais cedo e se informarem melhor nos balcões de atendimento.
Aplicativos de bancos como Bradesco, Pan, Nubank, Neon e Next ficaram instáveis ou fora do ar e diversos usuários reclamaram. Problemas parecidos em bancos internacionais como o Capitec, da África do Sul e Commonwealth Bank, da Austrália também foram informados. Na comunicação, a rede ABC da Austrália relatou diversas falhas em seus sistemas, e o canal britânico Sky News chegou a sair do ar.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), o CEO da empresa CrowdStrike, George Kurtz, disse que o problema já foi identificado, isolado e que a correção já está sendo implantada, que estão trabalhando ativamente com os clientes atingidos pela falha e que os sistemas operacionais da Mac e Linux não foram afetados e que o acontecido não se trata de um incidente de segurança ou ataque cibernético.
” Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike. ” informou ainda George.