O prazo para as convenções partidárias se encerrou na segunda-feira (6), fazendo o calendário eleitoral entrar em uma nova fase. Assim os partidos terão somente até dia 15 de agosto para registrarem junto a Justiça Eleitoral as candidaturas de seus candidatos a prefeito e vereador.
Um dia depois de encerrada as candidaturas, no dia 16 de agosto, já será iniciado oficialmente as campanhas e as propagandas eleitorais. Os políticos poderão propagar suas propostas utilizando de diversos meios como TV, rádio, internet, folhetos, adesivos, alto-falantes, carreatas, comícios, entre outros.
Porém, as propagandas eleitorais em TV e rádio só poderão iniciar no dia 30 de agosto e a exibição do horário eleitoral gratuito será até o dia 3 de outubro.
No dia 6 de outubro, os eleitores de 5.568 cidades do Brasil vão as urnas para o primeiro turno das eleições de 2024 para decidir seus prefeitos e vereadores. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são cerca de 58.000 vagas para vereador e mais de 156 milhões de pessoas para votarem.
Em caso de segundo turno, as propagandas eleitorais devem voltar a acontecer no dia 7 de outubro, após o prazo de 24 horas depois do encerramento das votações municipais no primeiro turno. As votações do segundo turno devem acontecer no dia 27 de Outubro.