Na quarta-feira (14), foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.
Goiás alcançou a melhor nota referente ao ensino médio público do país, além de ter atingido a meta para os anos finais do ensino fundamental e ultrapassado a meta para os anos iniciais do ensino fundamental. Já Goiânia, foi mais uma vez destaque, alcançando a primeira posição nos anos iniciais e terceiro lugar nos anos finais, entre as capitais do Brasil.
Desde 2019, a capital goiana vem numa crescente, subiu da 9ª posição para a 4ª, sendo que a nota dos anos iniciais era de 5.9 e com o resultado atual subiu para 6.5. Goiânia também estava no oitavo lugar entre as capitais, com nota 5.1 e foi para o terceiro lugar, com 5.4.
Goiás registrou nota de 4.8, sendo a melhor nota do país no ensino médio da rede estadual, Espirito Santo e Paraná disputam o segundo e terceiro lugar com 4.7.
Por todo o país, esse resultado do Ideb acaba sendo utilizado para a avaliação da efetividade das políticas públicas na educação, sendo a partir desses dados possível conduzir as tomadas de decisões na educação para garantir melhoras e mais qualidade na área.
Entenda o que é o IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador gerado pelo Governo Federal, criado em 2007, com o objetivo de medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele reúne duas informações igualmente importantes para a qualidade da educação, que é o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Sendo calculado para cada escola, município e estado, a partir de dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).