Na última semana, uma massa de ar frio acabou derrubando as temperaturas para os goianos, mas o calor já começou a aparecer e neste final de semana deve ter máximas de até 40°C.
Segundo a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os munícipios da região Oeste do Estado que devem ter máximas de até 40°C e na região Sudoeste, as máximas vão ser de até 38°C.
Em Goiânia, as temperaturas podem chegar até 35°C e a umidade relativa do ar na capital deve ser de 14% a 60% durantes os dois dias, o que é considerado muito baixo. E possivelmente haverá variações no termômetros de até 20°C em Goiás.
Meteorologistas fizeram alertas para a população, pois os próximos dias devem ser tempo muito seco e quente. A Organização Mundial de Saúde (OMS), classifica que qualquer porcentagem abaixo de 20% já se deve considerar um alerta, e abaixo dos 12% é estado de emergência.
Porangatu, que fica no norte goiano é a cidade do Estado que deve apresentar as maiores temperaturas, com mínima de 16°C e a máxima pode chegar a 37°C. O munícipio com clima mais ameno, foi Cristalina, localizada no entorno do Distrito Federal (DF), onde pode variar de 15°C a 29°C.
Outras cidades que podem que podem chegar próximo a 37°C e 38°C são Aruanã, Cachoeira Alta e Serranópolis
O que fazer para enfrentar o tempo seco:
- Se hidratar (bebendo no mínimo 2L de água por dia)
- Mantenha a hidratação da pele
- Evite exposição solar
- Faça lavagens nasais
- Se alimente de forma saúdavel
- Umidifique e ventile o ambiente