Um jogo de RPG foi desenvolvido pela equipe do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Economia de Goiás, com intuito de ensinar alunos da rede pública sobre cidadania fiscal. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (20), para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Chamado “Cidadando na Mesmolândia”, o jogo foi criado pelo professor Gyowany Dias, da Educação Fiscal e faz parte de seu trabalho de conclusão do curso on-line “Disseminadores de Educação Fiscal”, e a ideia foi de incentivar a educação fiscal de uma maneira envolvente e interativa.
De acordo com seu criador, o jogo ainda oferece uma abordagem prática, lúdica e divertida, aonde os jogadores irão assumir seus personagens e desenvolver narrativas baseadas em um enredo, tornando assim a experiência mais dinâmica e envolvente para quem participa. O cenário fictício do jogo se passa na Mesmolândia, onde a vida na cidade permanece inalterada, até que duas crianças decidem provocar mudanças.
Implementação do Jogo
Segundo Kézia Cruz, chefe do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação, já foi agendado para o dia 22 de agosto a gravação de videoaulas que serão destinadas à formação dos profissionais da Seduc e o curso está com previsão para ser lançado no final deste mês.
O objetivo do programa desenvolvido na Secretaria da Economia de Goiás, foi de disseminar os conteúdos referentes ao papel social dos tributos, importância dos orçamentos para o bom funcionamento da administração pública, alocação e controle dos recursos, entre outros temas relacionados à gestão e fiscalização das finanças públicas.
E foi informado pelo coordenador de Educação Fiscal da Secretaria da Economia, José Humberto Corrêa de Miranda, que já foi realizado apresentações em escolas na capital goiana e que planejam ter sessões virtuais para o interior do Estado, e dependendo da demanda, ter a disponibilidade de levar essas apresentações também de forma presencial.