Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28), com a cerimonia de abertura do evento, a partir das 15h, e deve seguir até o dia 8 de setembro. O Brasil terá dois representantes como porta-bandeiras na abertura, Beth Gomes, do atletismo, e Gabriel Araújo, da natação.
Os atletas brasileiros só estreiam na quinta-feira (29), competindo no parabadminton, tiro com arco paralímpico, goalball e vôlei sentado. No total, serão 280 atletas competindo pelo país (sendo 255 com deficiência, 19 atletas guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo), é a maior delegação brasileira da história convocada para jogos fora do Brasil.
Desses atletas, seis são goianos e representarão o estado na capital francesa, Jane Karla Rodrigues é a mais experiente, vai para sua 5ª paraolimpíada como atleta do tiro com arco onde desde 2014 se mantem entre as dez primeiras no ranking mundial. Outras duas mulheres também fazem parte dessa lista, Adria de Jesus e Nurya de Almeida da seleção brasileira de do vôlei sentado e medalhistas de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.
Os três atletas faltantes representando Goiás são homens, sendo Raysson Ferreira, também do vôlei sentado, Rodrigo Parreira, no salto em distância, e Carlos Alberto Gomes, no paraciclismo de estrada.
Serão cerca de 4.400 atletas de 170 delegações em Paris participando das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos. São 168 nações, além da Equipe Paralímpica de Refugiados e a Equipe Neutra, que é formada pela junção de atletas russos e belarrussos, que ainda sofrem com sanções pela participação na Guerra da Ucrânia.
O top 5 das maiores delegações de atletas paralímpicos em Paris-2024 é encabeçada pela China com 280, seguido pelo Brasil com 255. A França, sendo o país sede conta com 239 atletas, logo depois aparece os Estados Unidos, com 225 e fechando a lista a Grã-Bretanha, com 201atletas paralímpicos.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) inicia a disputa querendo superar suas marcar e fazer uma campanha histórica em 2024. Superando os números dos Jogos do Rio (2016) e Jogos de Tóquio (2020), aonde ganharam 72 medalhas em cada. O recorde foi feito no Japão onde os atletas brasileiros ganharam 22 medalhas de ouro, ultrapassando a edição dos Jogos de Londres (2012), que haviam ganhado 21 medalhas de ouro.
Como assistir os Jogos?
A transmissão dos Jogos Paralímpicos de Paris será toda feita pelo canal Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em Inglês) pelo Youtube. Haverá também transmissão através do canal fechado Sportv 2 e o streaming da Globoplay.