O Bus Rapid Transit (BRT) irá atender de Norte-Sul da região metropolitana de Goiânia e irá começar a circular neste sábado (31), as primeiras viagens dos ônibus estão marcadas para ás 04h30 de manhã. O sistema conecta bairros populosos e áreas comerciais, é esperado que as vias principais desafoguem e ofereça uma alternativa mais eficiente de transporte para a população.
A construção do BRT começou em 2015 e tinha previsão de entrega para 2019, porém houveram diversos atrasos e interrupções das obras. Segundo a Prefeitura de Goiânia, o investimento do projeto foi de mais de R$ 300 milhões e é esperado que atendam cerca de 150 mil pessoas por mês oferecendo um ganho de tempo de viagem entre 30% e 40%, percorrendo aproximadamente 500 mil km e realizando cerca de 1,2 milhão de viagens por mês.
O percurso deve ser de 29,6km com cinco novas linhas com possibilidade de integração entre elas e as demais do sistema metropolitano. Serão 60 ônibus de 14m operados pelo corredor exclusivo que conecta o Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, ao Terminal Recanto do Bosque, em Goiânia. Ao todo, serão 121 linhas do transporte público de Goiânia que estarão integradas ao corredor do BRT.
Conheça as cinco novas linhas
NS 1 (T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia)
NS 2 (T. Veiga Jardim – T. Paulo Garcia – Semi-expresso)
NS 3 (Atheneu – T. Paulo Garcia)
NS 4 (T. Recanto do Bosque – Praça Cívica)
NS 5 (T. Recanto do Bosque – T. Paulo Garcia)
Todas as novas linhas irão passar por importantes terminais como o Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque.
A nova frota da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), suporta 103 passageiros por ônibus, sendo 65 sentados e 38 em pé. E dez dos sessenta ônibus entregues são elétricos e 100% nacionais, são equipados com ar condicionado, carregador de celular e Wi-fi para a população.