Goiás irá sediar a 4ª etapa de 2024 do Campeonato Brasileiro de Wake, o evento é promovido pelo Circuito Brasileiro de Cable (CBC) e é considerado o principal evento da modalidade no país. E vai acontecer no dia 14 de setembro, no Sunset Wake Park em Senador Canedo.
O torneio nacional da categoria de wakeboard e wakeskate já passou por São Paulo e Minas Gerais antes de vir para Goiás, e está sendo um dos eventos mais aguardados pelo público e competidores do esporte.
É esperado um programação recheada durante o dia do evento com aventuras, desafios e manobras radicais durante as apresentações dos atletas, premiações, atrações gastronômicas diversificadas e música com a banda baiana Maglore.
Durante a competição será possível acompanhar cerca de 80 atletas entre iniciantes e profissionais de diferentes regiões do Brasil, que irão participar do campeonato sendo divididos entre 10 categorias, entre elas estreante, iniciante, intermediário, avançado e outras.
Isadora Raupp, brasileira com maior número de títulos no wakeboard é um dos nomes nacionais do segmento que já está confirmada, Pedro Henrique Cunha e Pedro Diniz também prometem dar show nas manobras durante o campeonato.
Segundo a organização, o objetivo do Campeonato Brasileiro de Wake é popularizar esse esporte cada vez mais e mostrar todos os benefícios que a modalidade traz para o corpo e saúde de quem o pratica, como aumentar a força muscular, melhora da coordenação motora, flexibilidade, concentração e equilíbrio.
O que é wakeboard e wakeskate?
Wakeboard é um esporte aquático que é praticado sobre uma prancha, porém diferente do surfe é uma prancha mais leve e menor, além de ter duas botas acopladas aonde o esquiador (nome dado ao praticante) fica preso à prancha, se assemelha ao snowboard.
O wakeskate também é um esporte aquático, porém se assemelha mais ao skate e sua prancha mesmo que similar com a de wakeboard, foi desenvolvida para que seja feito as manobras sem as botas simulando o skate sobre as águas, sendo assim uma prancha mais solta e que requer mais habilidade a quem pratica.