Na noite desta terça-feira (17), está previsto para acontecer um eclipse parcial da lua que deverá ficar visível em todo o território brasileiro, na América do Norte (exceto o Alasca), na Ásia Ocidental, na Europa, grande parte da África e partes da Antártida.
O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo a sua sombra ser projetada sobre o nosso satélite natural. No caso do eclipse parcial, acontece que apenas uma parte da Lua entra na sombra da Terra, o que resulta em efeito visual mais diferente, como se faltasse um pedaço da Lua.
Existem dois tipos de sombra da Terra que obscurece a Lua, a umbra que é quando a sombra escura não recebe nenhuma luz do Sol e a penumbra que é a sombra mais clara que continua recebendo luz do Sol. Quando a Lua entra na penumbra, acontece o eclipse lunar penumbral que dificilmente fica perceptível a olho nu e quando entra na umbra temos o eclipse parcial, já o total acontece apenas quando ela está totalmente na umbra.
Normalmente esse evento acontece 2 vezes por ano ou de uma forma mais rara acontecendo 1 vez ou 3 vezes no mesmo ano, em 2024 é a segunda vez que teremos o eclipse lunar. Ele terá início de forma penumbral às 21h41, a entrada na umbra será ás 23h13, com o seu auge previsto para às 23h44, que é quando a Lua estará totalmente coberta pela sombra da Terra, deve sair da umbra por volta das 00h16 e terminar a penumbral às 01h47 do dia 18, seguindo o horário de Brasília.
Não será necessário nenhum equipamento, instrumento ou algum cuidado especial para vê-la, porém algumas regiões podem ter céu nublado ou ter interferência por conta da fumaça das queimadas que ainda atingem muitos lugares do Brasil.
Para aqueles que não conseguirem visualizar, o Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), irá disponibilizar a transmissão do evento astronômico no seu canal no Youtube ao vivo.
Além do eclipse lunar, teremos a Superlua, que é quando a Lua Cheia fica mais próxima do equinócio de outono, que normalmente acontece por volta do dia 22 de setembro, variando do ano e do fuso horário. Neste ano acontecerá nesta terça-feira (17), e está prevista para ascender aos céus às 16h59 e se pôr às 4h39 da manhã do dia 18 de setembro, o melhor local para observar a Lua nascendo é na praia ou em locais elevados, com uma boa visão do horizonte.