No dia 6 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições municipais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alertou para que os eleitores atualizem seu aplicativo do e-Título, caso ainda não tenham feito. É recomendado que essa atualização seja feita antecipadamente para que evite eventuais filas virtuais nos dias próximos a eleição.
Para se identificar apenas com o e-Título na hora da votação, é preciso que o perfil no aplicativo tenha foto, o que só é possível por meio de cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral. O aplicativo móvel funciona como uma versão digital do título de eleitor.
Como atualizar? E quais são as funcionalidades do e-Título?
É necessário acessar as lojas virtuais do seu celular, o Google Play ou a Apple Store, ir na aba de atualização de aplicativos do seu dispositivo e clicar em “atualizar”. Assim, seu aplicativo estará na versão mais recente disponível, a última atualização do app foi no dia 1º de setembro e trouxe aperfeiçoamentos na identificação da biometria e na consulta do local de votação.
Lançado no final de 2017, o aplicativo do e-Título permite consultar o local de votação, emitir certidões; justificar a ausência no pleito; acessar e emitir guias para o pagamento de multas; autenticar documentos emitidos pela Justiça Eleitoral; inscrever-se como mesário voluntário, entre outros, tudo sem a necessidade de deslocamento a um cartório.
Quais são os documentos aceitos?
A Justiça Eleitoral garante o voto aos eleitores que não apresentarem o e-Título, mas para isso é necessário que apresente algum documento oficial com foto legível junto ao Título de Eleitor físico. São eles:
Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis)
Passaporte
Certificado de reservista
Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei
Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
De acordo com o TSE, serão mais de 155 milhões de eleitores e eleitoras aptos a votar no primeiro turno das eleições nos 5.569 municípios do Brasil, e ele irão decidir seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Nas cidades que tiverem segundo turno, a votação deve acontecer no dia 27 de outubro.