No sábado (21), a cidade de Goiânia se tornou a segunda capital com mais tempo de estiagem depois que Belo Horizonte voltou a registrar chuva. A capital mineira até aquele momento ocupava o primeiro lugar contabilizando 155 dias de seca.
Agora é o Distrito Federal que ocupa esse lugar com 153 dias sem chuva, que foram registrados nessa segunda-feira (23). Goiânia completa 151 dias de estiagem ocupando o segundo lugar e Cuiabá fica em terceiro com 129 dias.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), se não chover na capital goiana até sábado, dia 28 de setembro, a cidade baterá seu recorde de estiagem, passando os 156 dias sem chuva registrados em 1961.
São cerca de cinco meses sem chuvas em Goiânia e a população segue sofrendo com o tempo seco e quente. Conforme o INMET, a probabilidade de chuvas na capital goiana ainda é muito baixa, embora que em algumas cidades de Goiás tenha chovido, as chuvas foram espaçadas e de baixo volume.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a previsão para o Estado em outubro é ainda de chuvas abaixo da média. E que somente em novembro que Goiás alcançaria chuvas mais consistentes e com volumes dentro da média histórica.