Desde o dia 29 de setembro, a Terra vem passando por um diferente fenômeno, tendo uma Lua a mais orbitando a sua volta. Essa “Lua” é temporária e conhecida como o asteroide 2024 PT5, que acabou sendo atraído pela gravidade do nosso planeta.
O corpo celeste deve orbitar em volta da Terra até o dia 25 de novembro de 2024, tendo quase o tamanho de um ônibus, ele foi identificado por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid. É pertencente ao grupo dos asteroides chamado Arjuna que são conhecidos por suas órbitas ao redor do Sol.
Por ter a órbitas parecidas, a gravidade da Terra acaba afetando esses asteroides os atraindo para perto do nosso planeta e eles agem como uma lua temporária. É um processo que acontece com certa frequência, porém com durações pequenas com menos de uma órbita completa.
Depois desse período de quase dois meses atrelado a terra, o asteroide deve seguir seu rumo no espaço sem afetar o nosso planeta.
É possível visualizar o fenômeno?
Por conta de seu tamanho é impossível ver o asteroide 2024 PT5 a olho nu, para se ter uma noção a Lua possui 3.475 km de diâmetro enquanto essa mini “Lua” tem cerca de 10 metros de diâmetro, é uma diferença muito grande.
Além disso, ela está a quase o dobro da distância média entre a Terra e a Lua, somente com telescópios especializados será possível capturar a sua passagem.