O Goiás Social está com as inscrições abertas até o dia 14 de outubro para os cursos do Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias (Start). Os cursos estão sendo oferecidos em Goiânia e outras 16 cidades do interior com um programa que oferece laboratórios de robótica e visam introduzir crianças e jovens, entre 8 a 20 anos, no mundo da robótica e outras tecnologias avançadas.
Com uma reserva de 50% das vagas para meninas e preferência para alunos de escolas públicas, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com execução do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Os cursos são divididos em três etapas, que são a Introdutória com apresentação dos fundamentos da robótica e introdução a novas tecnologias como impressão 3D; o Intermediário, onde serão desenvolvidos projetos mais avançados utilizando as tecnologias abordadas; e o Avançado, quando terão espaço aberto para desenvolver projetos que atendam às demandas específicas da comunidade local, focando em soluções práticas e inovadoras.
Serão 24 laboratórios em 21 cidades do Estado que devem proporcionar acesso à tecnologia e conhecimento a diversos jovens. Cidades como Anápolis, Jataí, Mambaí e Valparaíso de Goiás já estão com vagas esgotadas.
Os cursão terão aulas duas vezes na semana e serão complementadas por um dia de tira-dúvidas, o que vai garantir que os alunos tenham a oportunidade de aumentar seu aprendizado.
A capital Goiânia, conta com quatro laboratórios e ainda tem vagas, assim como as cidades de Alto Paraíso, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Luziânia, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade e Uruana.
Nos demais dias da semana que não haverem aula, os laboratórios estarão abertos à comunidade, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo a todos.