Na última sexta-feira (11), o Banco do Brasil (BB) lançou um novo projeto de pagamento em parceria com a Cielo, o PIX por aproximação. A nova modalidade poderá ser usada através do aplicativo do Banco do Brasil em smartphones Android com chip NFC.
O método de aproximação do celular na maquininha já é utilizado atualmente para os cartões de crédito e débito. A ideia do BB é que a nova funcionalidade seja mais simples, rápida e traga praticidade para os clientes.
A modalidade já tem um projeto piloto que está disponível para um grupo específico de correntistas do banco nas cidades de São Paulo e Brasília em estabelecimentos autorizados, o PIX por aproximação seguirá sendo testado antes de ser liberado para o público.
O Banco do Brasil é o primeiro a oferecer a nova tecnologia de forma de pagamento, é esperado que seja lançado para o público geral ainda em novembro deste ano nas maquininhas Cielo e até dezembro em outros modelos, a expectativa é que já esteja implementado no resto do Brasil a partir de fevereiro de 2025.
Como deve funcionar o PIX por aproximação?
Nessa forma de pagamento o cliente deverá apenas abrir o aplicativo do banco, clicar em “PIX por aproximação” e realizar a autenticidade biométrica ou digitar a senha. Como a nova tecnologia logo deve chegar em outros bancos também, alguma etapa pode ser diferenciada.
Em compras acima de R$ 200,00, além desse processo acima, o cliente deverá também digitar a senha na maquininha de cartão para a transação ser realizada.