Em segunda votação na Sessão Ordinária da quinta-feira (10), o Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou o projeto de lei (PL 329/2023), que reconhece o Parque Mutirama como Patrimônio Cultural Material do Município.
A autoria da proposta é da vereadora Aava Santiago (PSDB), que ressaltou no texto a importância que o parque representa para a cidade como um espaço de lazer, cultura e entretenimento. Além de fazer parte da memória coletiva e do patrimônio cultural da população local.
A política ainda salientou o valor histórico, cultural e social do Parque Mutirama, que deve ser protegido para as gerações futuras, seguindo as leis e regulamentações de preservação do Patrimônio Cultural Material.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Goiânia e agora segue para a sanção ou o veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).
Parque Mutirama
Inaugurado no final da década de 60, pelo então prefeito da época Iris Rezende Machado, o Parque Mutirama irá completar 55 anos de existência no dia 24 de outubro, dia que comemoramos o aniversário de Goiânia.
Sua estrutura fica ao lado do Parque Botafogo no centro da Capital Goiana, onde foi criado e planejado desde a fundação de Goiânia.
Em sua instalação, além dos diversos brinquedos, ainda consta o planetário que pertence à Universidade Federal de Goiás e o Parque dos Dinossauros, contendo réplicas em tamanho real.
O parque faz parte da história e infância de diversas pessoas, sendo aberto ao público de todas as idades e atualmente recebe a população com entrada gratuita.