Nesta segunda-feira (28), é comemorado o Dia Internacional da Animação (DIA) e será celebrado em Goiânia no Museu Antropológico. A partir das 19h haverá sessões gratuitas de curtas-metragens de animações nacionais e internacionais disponíveis para o público.
O DIA faz parte de uma celebração mundial organizada pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e coordenada no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), no Brasil está a 21 anos e em Goiânia a 17.
A primeira exibição pública de imagens animadas foi marcada em 28 de setembro de 1892 e realizada por Charles-Émile Reynaud no Museu Grévin, em Paris. Em Goiânia, o evento é promovido por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes, com apoio da Escola Goiana de Desenho Animado.
Na Mostra Oficial foi incluído duas sessões de uma hora cada, com curtas brasileiros (Mostra Nacional) e estrangeiros de países como Argentina, Suíça, Canadá, Israel e Colômbia (Mostra Internacional).
Para ampliar o acesso ao cinema de animação, as sessões serão reprisadas com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda e LIBRAS) na Feira Pop que acontece nos dias 14 e 15 de dezembro na Vila Cultural Cora Coralina.
Neste ano, foram inscritos 164 curtas brasileiros, dos quais oito foram selecionados para a Mostra Nacional e oito para a Mostra Infantil. A curadoria é conduzida pelo diretor Marcelo Marão, com a colaboração de Paola Becco, do Stop Motion Our Fest.
Confira a programação
MOSTRA NACIONAL
Classificação Indicativa – 14 Anos
Maré Braba – Dir. Pâmela Peregrino
Manu Sonha com Onças – Dir. Daniel OG
Hoje Eu Só Volto Amanhã – Dir. Diego Lacerda
Alguns Sinaes – Dir. Samu Mariani
O Nome da Vida – Dir. Amanda Pomar
O Futuro Que Me Alcance – Dir. Nat Grego
Absorta – Dir. Luiza Pugliesi Villaça
Receita de Vó – Dir. Carlon Hardt
MOSTRA INTERNACIONAL
Classificação Indicativa – 10 anos
Después del eclipse – Dir. Bea R. Blankenhorst (Argentina)
Le renard et l’oisille – Dir. Fred & Sam Guillaume (Suíça)
Six plain hot dogs – Dir. Joe?l Vaudreuil (Canadá)
Black Slide – Dir. Uri Lotan (Israel)
Ila, la niña tejedora – Dir. Edna Y. Higuera Peña (Colômbia)
Serviço
Data: 28/10 (segunda-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Museu Antropológico, 2º andar, Av. Universitária, nº 1.116, Setor Leste Universitário