A atleta de natação paralímpica de 15 anos, Gabrielly Vitória, conquistou três medalhas no Mundial ISF Gymnasiade Sub-18, realizado em Manama, Bahrein, no Oriente Médio. Fez história ganhando ouro na prova dos 50 metros livre, medalha de prata nos 200 m livre e o bronze nos 50 m costas.
O ISF Gymnasiade aconteceu entre os dias 23 e 31 de outubro, tendo 26 modalidades de esportes paralímpicos e proporcionando um espaço para a revelação de novos talentos, além do intercâmbio cultural aonde reuniu participantes de diversos países do mundo.
A competição é promovida pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), sendo um dos principais eventos esportivos para jovens estudantes-atletas de até 18 anos. Gabrielly é aluna do programa de paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) da Prefeitura de Senador Canedo.
Foi formada no programa Centro de Excelência do Esporte e é bolsista do Pró-Atleta, programa de fomento ao esporte de alto rendimento, ambos do Governo de Goiás.
Gabrielly Vitória
A atleta nasceu com paralisia cerebral e começou na natação em 2019, como uma alternativa de reabilitação e desenvolvimento. Desde os seus primeiros anos de carreira, ela acumulou medalhas e títulos nas Paralimpíadas Escolares e foi quando conseguiu virar bolsista do Pró-Atleta.
Durante esse ano, ela se destacou no Campeonato Brasileiro Sub-18, conquistando mais pódios e assim garantindo um lugar na seleção brasileira, o que a deu oportunidade de disputar o Mundial.
“O esporte mudou a minha vida. Eu não gostava de mim por conta da minha deficiência, que é a paralisia cerebral, mas o esporte me ajudou a gostar de mim. A minha meta é ser atleta da seleção brasileira e representar o meu país. É para isso que eu treino e me dedico tanto” afirmou Gabrielly.