A ação anual que tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva começa neste final de semana em 290 pontos de vacinação que abrange todos os bairros da capital goiana. Organizada pela Prefeitura de Goiânia, a ação acontecerá por dois sábados consecutivos, nos dias 14 e 21 de setembro, das 8h às 17h.
Os pontos de vacinação serão espalhados nos sete Distritos Sanitários da capital, no dia 14 serão 137 pontos disponíveis nos Distritos Sanitários Sul, Leste, Campinas/Centro e Norte. E no dia 21, serão disponibilizados 153 pontos nos Distritos Sudoeste, Noroeste e Oeste. Além disso, até o final desse mês de setembro, em todas as sextas-feiras, os animais também poderão ser vacinados na sede dos distritos. Para verificar mais informações sobre locais de vacinação é preciso acessar o site da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Depois do dia 21 de setembro, os tutores que sejam responsáveis por mais de 10 animais poderão agendar a vacinação domiciliar através dos telefones (62) 3524-3131 ou (62) 3524-3129 no WhatsApp e (62) 3524-3130 pelo plantão.
O objetivo da campanha é vacinar o máximo de cães e gatos possíveis durante esse período, a meta estabelecida foi de 143 mil animais, o que seria 80,13% da população animal estimada em Goiânia, que é de 172 mil.
A vacinação contra a raiva é gratuita e não é necessário apresentar alguma documentação, ela é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. Entretanto, não pode ser administrada nos animais doentes ou em tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina antirrábica é única forma de prevenir a raiva de uma forma realmente eficaz, a doença apresenta uma letalidade de 100% nos animais atingidos. Desde 1999, que a cidade de Goiânia não registra casos de raiva em humanos transmitida por cães e desde 2000, não registra raiva em cães, porém a vacinação é essencial e precisa ser contínua.
O que é a raiva?
A raiva é uma doença infecciosa viral grave que atinge todo o sistema nervoso central, como é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida entre animais e humanos, a transmissão pode ser por meio da mordida, arranhadura ou lambedura de animais que estejam infectados.
Quais são os sintomas em animais?
Nos animais, o principal sintoma é a mudança de comportamento, e pode haver salivação excessiva, dificuldade para engolir, agressividade, falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, alterações nos hábitos alimentares, autoagressão, cansaço e até mesmo paralisia. Se os tutores perceberem esses sintomas, é necessário entrar em contato com o serviço de Zoonoses para notificação imediata e isolar o animal.