Neste dia 11 de setembro, é comemorado o Dia do Cerrado, bioma que ocupa 25% do território nacional se estendendo por onze estados brasileiros. É considerado o segundo maior bioma da América do Sul e do nosso país, sendo também o segundo bioma mais ameaçado do Brasil.
De acordo com o relatório anual do desmatamento no Brasil do MapBiomas de 2023, o Cerrado corresponde a 61% da área desmatada no país em 2023. Se considerarmos apenas a região conhecida como Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a área desmatada ultrapassa os estados da Amazônia, e são os mais impactados.
Mais da metade de toda a área desmatada no Brasil no ano passado foi no Cerrado, o bioma perdeu cerca de 1 milhão de hectares de vegetação nativa para o desmatamento. E ainda segundo o MapBiomas, de 1985 a 2023, o Cerrado já perdeu 27% da sua vegetação, o que representa 38 milhões de hectares.
Durante esses 38 anos, foram 88 milhões de hectares atingidos pelo fogo, o que causou uma perda de 9,5 milhões de hectares em média por ano, a área queimada equivale a 43% de toda a extensão do bioma. E isso se deve muito pela influência da expansão agropecuária nesses locais, pelo garimpo, expansão urbana e também por todas as mudanças climáticas que o nosso país vem sofrendo cada vez mais.
O bioma é responsável por 60% de toda a produção agrícola do Brasil, incluindo principalmente a soja, milho e algodão. Para se ter uma noção, o Cerrado corresponde a 48% da área plantada com soja no Brasil, sendo 26 milhões de hectares ocupados pela agricultura, de quais 75% são destinados ao cultivo de soja.
As medidas para conter o avanço de todo esse desmatamento são bem poucas, cerca de 55% da vegetação nativa restante do Cerrado ainda se encontra em áreas com CAR (Cadastro Ambiental Rural) autodeclarado. Ou seja, de acordo com o Código Florestal Brasileiro (Lei Federal no 12.651, de 2012), é preciso manter apenas 20% da área de propriedades rurais com a vegetação nativa.
Representando um risco para a preservação e a estabilidade do bioma, o Cerrado possui Reserva Legal de apenas 20%, para comparação, a Amazônia possui 80%, por isso em grande parte, é entendido que o desmatamento do Cerrado é autorizado.
O cerrado é considerado um importante reservatório de carbono, mesmo que não seja uma floresta tropical e sim próximo a uma savana, por suas árvores, pastagens e solos ricos ele retêm um sexto de todo o carbono armazenado no Brasil.
Curiosidades
Em seu território está a nascente de 9 das 12 bacias hidrográficas do país, e abriga três grandes aquíferos, sendo eles o Guarani (segundo maior reservatório subterrâneo do mundo), o Bambuí e o Urucuia. O Cerrado concentra 330 mil espécies de animais e plantas, o que seria cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta.
O bioma tem uma grande importância para toda uma biodiversidade, para o abastecimento da população e também é essencial para a maior parte das lavouras brasileiras.