Nesta sexta-feira (30), os candidatos a prefeito e vereador por todo o Brasil irão poder começar a veicular suas mensagens partidárias e propagandas eleitorais em emissoras de TV e rádio.
Durante o horário eleitoral gratuito, as emissoras devem exibir diariamente as propagandas eleitorais para o público conhecer as propostas dos candidatos ao cargo executivo e legislativo. O período de veiculação será até o dia 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições municipais que acontece no dia 6 de outubro.
Nas cidades que tenham mais de 200 mil habitantes, pode haver segundo turno e a propaganda eleitoral deve voltar a veicular entre os dias 11 a 25 de outubro. A votação do segundo turno deve acontecer no dia 27 de outubro.
De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a exibição dos programas será feita em blocos de tempo que são distribuídos entre os partidos e coligações. No total, será veiculado 70 minutos de propaganda eleitoral todos os dias, de segunda-feira a domingo, das 5h ás 00h.
Emissoras de rádio irão transmitir os materiais das campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Já na televisão, os horários vão ser de 13h às 13h10 e de 20h30 a 20h40.
As inserções de cada partido ou coligação podem durar entre 30 e 60 segundos, e 60% do tempo deve ser destinado aos candidatos a prefeito e o restante dos 40% serão reservados aos que disputam o cargo de vereador.