O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 aconteceu no último domingo (3) e a aplicação do exame foi feito em todo o país, a edição deste ano teve 4,3 milhões de inscritos. Os candidatos responderam 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de fazerem a redação, do qual o tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O exame também trouxe diversos conteúdo culturais em suas questões como Rita Lee, Racionais MCs, série ‘Game of Thrones’, trecho do livro ‘A Culpa é da Estrelas’, música ‘Holy War’, da cantora americana Alicia Keys, citações de textos de Machado de Assis e José de Alencar, Novelas como ‘A escrava Isaura’ e ‘Roque Santeiro’ na Rússia e em Angola em 1980, novelas como ‘A escrava Isaura’ e ‘Roque Santeiro’ na Rússia e em Angola em 1980.
E debates de temas que foram muito discutidos nos últimos anos, como a tragedia no Rio Grande do Sul e a solidariedade do povo brasileiro; questões sobre cultura africana; movimento Black Lives Matter; rompimento da barragem do fundão; chegada da pílula anticoncepcional no Brasil nos anos 60; refugiados e dificuldade de integração na sociedade; precariedade menstrual; imigrantes nos EUA; como os memes e fake news afetam a educação infantil; câncer de mama masculino; e muitos outros.
Redação
Para produzirem sua redação, os estudantes ainda contaram com seis textos motivadores para orientarem e inspirarem sobre o tema escolhido, confira:
– Texto 1: Definição do dicionário da palavra ‘herança’;
– Texto 2: Trecho do artigo ‘A epistemologia da ancestralidade’;
– Texto 3: Provérbio africano ilustrado sobre a origem das pessoas;
– Texto 4: Trecho de reportagem do Jornal UNESP sobre a ‘História afro-brasileira nas escolas’;
– Texto 5: Trecho do um samba-enredo da Mangueira, ‘Histórias para Ninar Gente Grande’
– Texto 6: Fotografia de Brenno Carvalho mostrando alunos do Rio de Janeiro vendo um grafite do Zumbi dos Palmares;
Importância da discussão racial
A prova de 2024 foi bem permeada pela temática racial e étnica, trazendo referências à cultura, costumes e história das populações afro-brasileira e africana. E a inclusão dessa temática é uma forma de reconhecer e valorizar as diferentes culturas e histórias do nosso país, além de estimular a reflexão sobre a discriminação e as desigualdades enfrentadas por esses grupos raciais.
Na redação os candidatos tiveram que refletir e discutir a respeito de como é a valorização da herança africana no Brasil, que nós sabemos não ser dar melhores. É uma cultura e costumes que sofrem diariamente com preconceito e discriminação, os enormes desafios que as pessoas que querem reviver essa parte de sua história lidam.
Trazer esse tópico para o Enem foi muito importante, porque além dos estudantes poderem debater em seus textos sobre a história do racismo no Brasil, o tema também propõe uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade brasileira e os obstáculos que ainda precisam ser superados em pleno século XXI.
Existe uma vasta herança africana no nosso país com contribuições relevantes na música, dança, culinária, religião, linguagem e tradição. E mesmo sendo tão forte é uma herança que muitas vezes é invisibilizada e subestimada pela nossa sociedade, que perpetua preconceito e desigualdade.