Nesta quarta-feira (23), acontece a 4ª edição da Festa do Pequi organizada pelo Centrais de Abastecimentos de Goiás (Ceasa Goiás), na mesma data em que é comemorado o Dia Estadual do Pequi instituído pelo Governo de Goiás.
A comemoração tem como objetivo destacar o Ceasa de Goiânia por ser o que mais recebe e comercializa pequi no Brasil, a festa é realizada durante a temporada do pequi, que normalmente se inicia em setembro e se encerra em março.
O evento contará com uma programação gratuita e acontecerá em tendas montadas ao lado do Mercado do Produtor, na Pedra 1. Além disso, terá a inauguração da reconstrução da malha asfáltica do entreposto e a revitalização do Mercado Não Permanente, a Pedra 2.
Durante a festividade, serão servidos mais de 2,5 mil refeições, cujo o principal ingrediente é o pequi. E será realizado a tradicional feirinha para comercialização do fruto e de produtos artesanais e derivados do pequi.
A novidade desta edição será o preparo da maior panela de pequi do mundo, onde serão utilizadas 50 sacas de pequi, 300 quilos de carne e a mesma quantidade de arroz, o que deve ser uma atração a parte da festa, a comida será distribuída para as pessoas presentes no local.
O evento também contará com uma programação artística para o público e irá levar ao palco os artistas amadores da Ceasa, além de manifestações tradicionais, como a folia de Reis de Jesúpolis.