O primeiro debate político televisionado com os pré-candidatos a Prefeitura de Goiânia irá acontecer no dia 8 de agosto (quinta-feira), a partir das 22h15. A transmissão será na TV Sucesso Band no canal 17.1 em Goiânia e pela Rádio Sucesso 98.3 FM.
Todo o evento será transmitido ao vivo direto da sede da emissora na capital goiana para todo o Estado de Goiás. E o mediador do debate será o jornalista e apresentador Paulo Carneiro.
Os candidatos confirmados são o atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SOLIDARIEDADE), Adriana Accorsi (PT), Fred Rodrigues (PL), Matheus Ribeiro (PSDB), Sandro Mabel (UNIÃO BRASIL) e Vanderlan Cardoso (PSD).
Leonardo Rizzo também estava na programação porém anunciou na segunda-feira (5), na convenção conjunta, que deixará o pleito para concorrer a vice-prefeito junto com Fred Rodrigues.
Relembrando os pré-candidatos
Rogério Cruz é o atual prefeito de Goiânia e está em busca da sua reeleição sendo candidato pelo SOLIDARIEDADE. Ele tem 57 anos e já foi vereador da capital goiana entre 2013 e 2020, sendo um dos cinco candidatos mais votados da cidade e durante seu mandato, presidiu a Comissão das Pessoas Portadoras de Deficiência e Necessidades Especiais (PPDNE). Rogério é formado em Gestão Pública e também é radialista e pastor evangélico.
Adriana Accorsi com 51 anos é Deputada Federal de Goiás e a única mulher na disputa pela Prefeitura, já foi Deputada Estadual de 2015 a 2023, secretária municipal de Defesa Social de Goiânia e exerceu o cargo de delegada. Ela é formada em Direito e tem especialização em Segurança Pública e Ciências Criminais.
Fred Rodrigues tem 39 anos, é empresário, escritor e comentarista político e candidato pelo PL, sua carreira política iniciou em 2020 quando concorreu a vereador em Goiânia, porém não obteve votos suficientes. Em 2022, se elegeu deputado estadual, mas teve o mandato cassado em 2023 pelo TSE. Ele foi oficializado como pré-candidato após a saída de Gustavo Gayer.
Matheus Ribeiro é o candidato do PSDB e tem 31 anos, sendo o mais jovem na disputa. Ele é jornalista e ganhou notoriedade a ser o primeiro âncora assumidamente gay a apresentar o Jornal Nacional. Sua vida na política começou em 2022, quando tentou se eleger Deputado Federal, porém não teve votos o suficiente.
Sandro Mabel tem uma larga carreira política com um mandato como Deputado Estadual e 16 anos como Deputado Federal, atualmente tem 65 anos. Ele é formado em Administração de Empresas e já foi presidente da empresa Mabel, da FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás e da CNI (Conselho de Mineração da Confederação Nacional da Indústria). Ele irá concorrer pela UNIÃO BRASIL.
Vanderlan Cardoso é empresário e dono de três indústrias com sede em Senador Canedo. Na política, ele já foi prefeito de Senador Canedo durante dois mandatos, e chegou a disputar o governo de Goiás duas vezes, porém não foi eleito. Em 2016, tentou pela primeira vez a prefeitura de Goiânia, porém foi derrotado por Iris Rezende no segundo turno. Ele foi eleito senador de Goiás em 2018, cargo que ocupa até hoje com 61 anos.