A consulta do 4º e penúltimo lote da restituição do IRPF 2024 ficou disponível a partir das 10h desta sexta-feira (23), esse lote também vai abranger as restituições residuais de exercícios anteriores.
O valor total das restituições desse lote é de mais de R$ 6,8 bilhões e será pago no decorrer do dia 30 de agosto para 5.347.441 contribuintes. Do montante, 469,1 milhões será para contribuintes que possuem prioridade legal, que inclui 15.077 para idosos acima de 80 anos; 84.659 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos; 7.168 para contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 27.372 restituições para pessoas onde cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Serão destinados a contribuintes que não possuem prioridade legal, 261.019 restituições, que foram aqueles que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. E foram contempladas ainda 4.904.908 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Houve também restituição de 47.238 contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade no Rio Grande do Sul (RS).
Como saber se a restituição está disponível?
O contribuinte precisa acessar a página da Receita Federal no site (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Se preferir, será possível realizar a consulta da restituição e a situação cadastral de uma inscrição no CPF, também no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Caso o nome do contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e tirar o extrato da declaração. E se identificar alguma pendência nessa declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas.