Nesta segunda-feira (19), acontece a primeira Superlua de 2024. O evento que está sendo considerado raro, ficará visível por todo o Brasil, exceto em lugares com chuva, muita nebulosidade e nuvem.
A Superlua acontece quando a Lua está em sua fase cheia e coincide com o perigeu, que é o período em que ela se aproxima da Terra. E esse acontecimento ocorre dentro de um período de dois ou três anos.
Já a Lua Azul é quando a lua cheia ocorre duas vezes no mesmo mês ou quando é a terceira de quatro luas cheias em uma mesma estação, uma situação conhecida como Lua Azul sazonal. E diferente de seu nome, a lua não fica azul ou muda de cor nesse evento, ela apenas fica bem maior e mais brilhante.
O fenômeno astronômico raro que vai acontecer nesta segunda-feira (19), é a combinação desses dois fenômenos lunares que é previsto para acontecer novamente só em 2037.
Como visualizar a Superlua?
Não será necessário nenhum equipamento para visualizá-la, e de olho nu mesmo já será possível notá-la. A previsão para que ela apareça no céu é a partir das 15h25, porém por conta da claridade do sol, a melhor visualização dela será ao anoitecer.