O céu brasileiro irá receber mais uma Superlua na noite desta quinta-feira (17), o fenômeno acontece quando a lua está em sua fase cheia durante o perigeu, que é o período em que ela se encontra mais próximo do planeta Terra.
Durante esse evento astrológico, a Lua deve ficar aproximadamente 15% maior, 30% mais brilhante e cerca de 357 mil quilômetros de distância do nosso planeta, porém ainda sim, não será tão perceptível a olho nu.
O melhor horário para poder observar a Superlua será no início da noite, a partir das 18h, e a melhor visão será em lugares afastados da poluição luminosa dos postes e prédios das cidades.
Não é necessário nenhum equipamento especial para conseguir visualizar o fenômeno, apenas que o céu esteja mais limpo e sem nuvens.
Segundo informado pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), está Superlua será a terceira de quatro superluas consecutivas que tiveram neste ano de 2024 e por uma margem pequena também a mais brilhante.
Ás 21h50 desta quarta-feira (16), a Lua já se encontrará no ponto mais perto da Terra, mas sua fase cheia só deve se completar na manhã do dia seguinte por volta das 08h.
Em Goiânia, o Instituto Gunstar convidou amigos e interessados a se dirigirem ao Morro do Além para participarem de uma reunião onde será possível observar de forma gratuita o fenômeno com telescópios, além disso, o espaço também terá discotecagem e apresentações musicais ao vivo.