A celebração de 35 anos da Turma do Cabeça Oca começou no dia 9 de novembro com o “Sábado Sabido”, o evento cultural que ocorre todo segundo sábado do mês na Loja da Turma do Cabeça Oca, no centro de Goiânia, aconteceu com entrada gratuita e foi voltado para famílias.
Mas a comemoração não se encerra por aí, no dia 17 de novembro (domingo) será realizado o espetáculo “Turma do Cabeça Oca No Mundo de Cora Coralina”, uma homenagem à poetisa goiana. Cabeça Oca e sua turma irão trazer à tona valores como amizade e inclusão em histórias que dialogam com a obra atemporal de Cora Coralina. Os ingressos estão a partir de R$ 30,00 e disponibilizados para compra no site https://www.guicheweb.com.br/espetaculo-turma-do-cabeca-oca-no-mundo-de-cora-coralina_36180.
O personagem Cabeça Oca foi criado pelo escritor goiano Christie Queiroz e conquistou gerações com mais de 40 publicações e milhares de tirinhas publicadas em importantes jornais do país. Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos em todo o Brasil, a trajetória da Turma do Cabeça Oca está sendo bem celebrada em novembro de 2024.
Christie Queiroz e a criação do marco cultural
Nascido em Goiânia em 23 de janeiro de 1973, Christie tem 51 anos e durante a infância encontrou o caminho que o levaria à criação de um dos personagens mais queridos da literatura infantojuvenil brasileira. Sua mãe, estudante de Belas Artes, foi a responsável por inspirar nele o gosto pelas artes, cercando-o de tintas, canetas, papéis e livros. Assim, desde cedo ele recortava imagens de gibis e criava suas próprias histórias para entreter a família.
E aos 5 anos, deu vida ao Cabeça Oca enquanto estava em frente ao espelho, o nome do personagem surgiu quando a mãe ao vê-lo desenhando, brincou chamando-o de “cabeça oca”. Christie achou a alcunha divertida e original e batizou seu personagem com o nome que seria o primeiro passo de sua carreira de sucesso. Em sua escola, o menino criava e vendia seus gibis aos amigos e professores,e, através do apoio da mãe, buscou divulgar suas criações na imprensa local.
Foi aos 16 anos, que Queiroz finalmente iniciou a publicação das tirinhas no Jornal O Popular e, posteriormente, no Jornal do Tocantins e no Jornal de Brasília, consolidando a presença do Cabeça Oca em diferentes regiões do país.
Em 2000, veio o nascimento de sua filha que trouxe uma nova inspiração: a personagem curiosa e de fala peculiar chamada Mariana, que se uniu ao irmão Cabeça Oca em novas aventuras. Já em 2003, Christie lançou seu primeiro livro, “Elétrico, Neurótico e Sem Juízo”, marcando o início da Coleção Cabeça Oca, que atualmente soma mais de 40 títulos publicados.
O reconhecimento do autor
Seu trabalho rendeu diversos prêmios e indicações ao longo dos anos. No ano de 2005, Christie recebeu menção honrosa em Nova York e foi premiado com o Abigraf de Melhor Livro Infantil por “Um Super Dentro de Mim” e “Turma do Cabeça Oca no Mundo de Cora Coralina” (2008).
As suas obras também conquistaram indicações ao Prêmio HQ Mix em 2006 e 2007, na categoria de Melhor Álbum Infantil e Melhor Publicação de Tiras. Em 2016, Christie foi contemplado com o 32º Prêmio Angelo Agostini, na categoria Mestre do Quadrinho Nacional, pela Associação dos Quadrinhos e Caricaturistas de São Paulo, além de receber o Prêmio Jaburu de Destaque Cultural em Goiás, que celebra figuras importantes para a cultura do estado.
Em 2020, o espetáculo “Turma do Cabeça Oca contra o Bullying” foi indicado ao prêmio HQ Mix como melhor adaptação nacional, e em 2021, Christie foi novamente lembrado pelo Prêmio Angelo Agostini, na categoria de Melhor Web Quadrinho.
Christie Queiroz é inspirado pela sua rotina, família e pela riqueza cultural do nosso Estado, Goiás. E continua a publicar as tirinhas da Turma do Cabeça Oca diariamente, em quatro idiomas, com o apoio de fãs voluntários. A suas criações também ganham vida nos palcos, alcançando novas audiências por meio de peças teatrais por todo o Brasil.
Serviço
Espetáculo “Turma do Cabeça Oca No Mundo de Cora Coralina”
Data: 17 de novembro de 2024 (domingo)
Horário: a partir das 17h
Local: Teatro SESI
Endereço: Av. João Leite, nº 1013, Santa Genoveva, Goiânia – GO
Ingressos: https://www.guicheweb.com.br/espetaculo-turma-do-cabeca-oca-no-mundo-de-cora-coralina_36180