Na terça-feira (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o desbloqueio da rede social X no país. A decisão foi tomada depois que a plataforma realizou o pagamento de R$ 28,6 milhões das multas e apresentou um representante legal da empresa no Brasil.
O X estava bloqueado desde o dia 30 de agosto por não ter cumprido as determinações do STF, assim acabou sendo determinado uma suspensão da rede social, que durou 40 dias.
Após a plataforma cumprir o que era necessário e comprovar os documentos para Moraes, foi aceito o pedido de desbloqueio. O ministro determinou que o desbloqueio seja feito em 24 horas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Alguns usuários já conseguiram o acesso desde a noite de terça-feira (8), após o anúncio da decisão, porém o retorno completo da rede social deve acontecer de forma gradual pelos milhares de provedores de internet que existem no país.
Mensagem do X após desbloqueio
Logo depois da ordem de desbloqueio ter sido exposta, um dos perfis da plataforma publicou uma mensagem onde celebrava o acontecido:
“O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo”
“Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos.” Complementou.